Recarga de baterias automotivas

Recarga de baterias automotivas

A recarga de baterias é algo que deve ser feito com muito cuidado para não causar danos ao veículo ou à própria bateria e fazer com que ele se torne inútil. 

Para evitar que isso aconteça é preciso que o procedimento seja feito por profissionais experientes e usando as ferramentas corretas. 

Portanto, se a bateria do seu carro acabar, não é indicado lançar mão das famosas “gambiarras” para resolver o problema. 

Além dos riscos do manuseio da bateria que possui componentes que podem causar danos à pele e seu veículo também corre perigo. Pois, o mau funcionamento da bateria ou a recarga feita de forma errada pode trazer sérios danos a parte mecânica e elétrica do veículo.

Quando fazer a recarga de bateria automotiva?

A recarga de bateria é necessária sempre que há uma descarga completa, resultando na ausência de energia para dar partida no veículo. 

Uma das formas de perceber que a bateria está descarregando é quando o carro demora um pouco mais para ligar ou quando o painel começa a piscar as luzes. Embora possa ser sinal de outros problemas, é importante verificar a bateria. 

Além disso, o tempo em que a bateria está no veículo deve ser analisado. A vida útil desse equipamento é de cerca de 2 a 3 anos se forem tomados os devidos cuidados. 

Para evitar a completa descarga é importante ficar atento aos sinais e ao identificar o problema buscar ajuda profissional. 

Riscos de recarregar a bateria em casa

Embora seja um hábito comum, proceder com a recarga de baterias em casa pode ser algo muito perigoso. Especialmente quando não são usados os cabos corretos ou a carga da energia é aplicada de forma errada. 

A famosa  e tão habitual “chupeta” é extremamente prejudicial, devido ao fato de ser feita tendo como apoio fios inadequados. 

Além disso, trocar de bateria até que o carro ligue e em seguida voltar com o equipamento que estava descarregado, também pode ser prejudicial ao sistema de funcionamento do veículo e da bateria.

Portanto, a medida mais segura ao se deparar com a descarga é pedir ajuda de profissionais capacitados para resolver o problema. 

Veja o que é necessário para uma recarga eficiente e sem riscos de  danos ao equipamento: 

  • Decímetro de qualidade.
  • Velocímetro de baixa leitura. 
  • Termômetro de vidro graduado. 
  • Carregador de qualidade.

Os itens são caros, mas essenciais para não comprometer a integridade da sua bateria e também do veículo em que ela será instalada. 

Onde fazer a carga de recarga de bateria? 

Optar pelo quebra-galho quando o assunto é a recarga de bateria pode trazer sérios riscos ao seu equipamento, ao veículo e a quem está manuseando os cabos. 

Isso acontece devido ao fato das pessoas não usarem os equipamentos corretos que vão apresentar o resultado esperado, de forma segura. 

Para evitar quaisquer prejuízos físicos ou materiais, é importante, sempre que precisar de recarga de bateria, entre em contato com quem entende do assunto. 

No Mercadão das Baterias você encontra profissionais capacitados para realizar o serviço com qualidade e bom atendimento. 

Entre em contato conosco e faça um orçamento, estamos prontos para te ajudar!