A recarga de baterias é algo que deve ser feito com muito cuidado para não causar danos ao veículo ou à própria bateria e fazer com que ele se torne inútil.
Para evitar que isso aconteça é preciso que o procedimento seja feito por profissionais experientes e usando as ferramentas corretas.
Portanto, se a bateria do seu carro acabar, não é indicado lançar mão das famosas “gambiarras” para resolver o problema.
Além dos riscos do manuseio da bateria que possui componentes que podem causar danos à pele e seu veículo também corre perigo. Pois, o mau funcionamento da bateria ou a recarga feita de forma errada pode trazer sérios danos a parte mecânica e elétrica do veículo.
Quando fazer a recarga de bateria automotiva?
A recarga de bateria é necessária sempre que há uma descarga completa, resultando na ausência de energia para dar partida no veículo.
Uma das formas de perceber que a bateria está descarregando é quando o carro demora um pouco mais para ligar ou quando o painel começa a piscar as luzes. Embora possa ser sinal de outros problemas, é importante verificar a bateria.
Além disso, o tempo em que a bateria está no veículo deve ser analisado. A vida útil desse equipamento é de cerca de 2 a 3 anos se forem tomados os devidos cuidados.
Para evitar a completa descarga é importante ficar atento aos sinais e ao identificar o problema buscar ajuda profissional.
Riscos de recarregar a bateria em casa
Embora seja um hábito comum, proceder com a recarga de baterias em casa pode ser algo muito perigoso. Especialmente quando não são usados os cabos corretos ou a carga da energia é aplicada de forma errada.
A famosa e tão habitual “chupeta” é extremamente prejudicial, devido ao fato de ser feita tendo como apoio fios inadequados.
Além disso, trocar de bateria até que o carro ligue e em seguida voltar com o equipamento que estava descarregado, também pode ser prejudicial ao sistema de funcionamento do veículo e da bateria.
Portanto, a medida mais segura ao se deparar com a descarga é pedir ajuda de profissionais capacitados para resolver o problema.
Veja o que é necessário para uma recarga eficiente e sem riscos de danos ao equipamento:
- Decímetro de qualidade.
- Velocímetro de baixa leitura.
- Termômetro de vidro graduado.
- Carregador de qualidade.
Os itens são caros, mas essenciais para não comprometer a integridade da sua bateria e também do veículo em que ela será instalada.
Onde fazer a carga de recarga de bateria?
Optar pelo quebra-galho quando o assunto é a recarga de bateria pode trazer sérios riscos ao seu equipamento, ao veículo e a quem está manuseando os cabos.
Isso acontece devido ao fato das pessoas não usarem os equipamentos corretos que vão apresentar o resultado esperado, de forma segura.
Para evitar quaisquer prejuízos físicos ou materiais, é importante, sempre que precisar de recarga de bateria, entre em contato com quem entende do assunto.
No Mercadão das Baterias você encontra profissionais capacitados para realizar o serviço com qualidade e bom atendimento.
Entre em contato conosco e faça um orçamento, estamos prontos para te ajudar!