Qual a diferença entre seguro auto e proteção veicular?

Qual a diferença entre seguro auto e proteção veicular?

Na hora de comprar um seguro de automóvel muitas dúvidas surgem diante da variedade de produtos que as seguradoras oferecem. Entre as principais questões está entender qual é a diferença entre seguro auto e proteção veicular.

Em um país onde a cada minuto um carro é roubado, proteger o seu bem deixa de ser um luxo, para se tornar necessidade.

Até porque os veículos são comercializados com valores excessivos se comparado aos países vizinhos e proteger este investimento é a melhor alternativa para quem precisa conviver com o descaso do poder público que não consegue controlar a criminalidade.

Mas antes de assinar qualquer contrato de seguro, é preciso entender bem o que é cada um desses serviços e nós vamos te ajudar com esta etapa.

O que é seguro auto?

O seguro auto é oferecido por seguradoras, empresas privadas que cobrem as necessidades do proprietário de um veículo diante dos prejuízos que possam vir a ocorrer no dia a dia.

O que leva os brasileiros a procurarem este serviço é a questão de roubos e furtos, mas os contratos envolvem outras coberturas como problemas mecânicos e acidentes de trânsito.

Quanto mais cobertura o seguro tiver, maior será o valor que o dono do automóvel terá que pagar.

E por falar em pagamento, a marca, modelo e ano do veículo interferem no valor final do seguro, assim como a idade e o sexo do condutor.

O que é proteção veicular

A proteção veicular é uma associação formada por condutores de veículos que visa criar um fundo de reserva, via pagamento mensal, para pagar o conserto de veículos que se envolvem em sinistros.

O fundo de reserva vai custear os prejuízos causados por casos de acidente, furto, roubo ou incêndio.

Ligadas à Organização de Cooperativas Brasileiras (OCB), as associações são sem fins lucrativos e por isso se tornam uma boa opção para os motoristas de carros e motos.

Se você tem interesse em proteção veicular RJ e quer saber se este serviço é juridicamente legal, saiba que sim! É um processo seguro e que auxilia os condutores quando eles mais precisam.

O mais interessante é que cada vez encontramos mais associações de proteção veicular espalhadas pelo país, ampliando o serviço que precisa ser mais divulgado.

Seguro auto ou proteção veicular? Qual escolher?

É muito importante que você faça uma consulta com uma seguradora e com uma associação de proteção veicular.

Converse com o representante, tire suas dúvidas sobre coberturas e então avalie o preço dos dois serviços.

O seguro de automóvel costuma ter um valor maior e a proteção veicular tem mensalidades mais baixas.

Mas apenas comparando os dois serviços na sua região é que você poderá escolher qual é o melhor.

As duas formas são válidas para você ter uma segurança na hora que precisar enviar o carro para o conserto ou até para situações complicadas como roubos ou acidente de trânsito.

Não deixe de proteger o seu veículo, pois os gastos com automóveis podem ser muito altos e a necessidade pode surgir quando você não tiver esses recursos. Nessas situações, o seguro auto ou a proteção veicular serão seus aliados.